Pessoas viciadas em redes sociais.
“A tentativa é mostrar ao mundo e as grandes empresas que conteúdos prejudiciais e produtos são extremamente expostos a crianças”.
Essa briga já se arrasta há anos, uma triste realidade, mas temos que tentar entender os motivos dessa exposição, por que as crianças estão vendo isso?
Não somente elas, e sim todos nós. A entrega das redes são baseadas no algoritmo do interesse, isso significa que se você interagir com alguma postagem o ecossistema irá entender que aquele assunto é relevante e vai começar a distribuir mais no mesmo formato.
Essa é a linha de defesa das empresas nas ações movidas contra elas, e que também é de responsabilidade dos pais a supervisão dos conteúdos acessados.
Eu trouxe esse tema aqui para refletirmos sobre o agrave na dependência de tecnologias e a extrema falta de concentração, principalmente nas gerações mais novas.
Um simples ato de ler um livro se tornou um parto devido ao gigantesco acúmulo de conteúdos convidativos que as principais plataformas como Instagram com os Reels e o TikTok oferecem.
É praticamente impossível concorrer com a descarga de dopamina despejada pelas redes sociais, hormônio esse responsável pelo bem-estar, é por isso que você consegue ficar horas e horas vendo a tela do celular, as redes sabem exatamente como fazer isso.
No livro NEUROMARKETING do Darren Bridger, ele relata que no Japão já existem clínicas especializadas para atender jovens com problemas crônicos envolvendo a dependência das redes sociais.
(você pode querer ler também)
Não produza conteúdo a menos que…
Ainda no livro, o autor relata que os sintomas causados pelo acesso de internet e rede social é confrontado com o mesmo peso causado pelo uso da heroína.
O grande destaque do que eu quero informar com esse artigo é a competitividade na atenção das pessoas.
Produtores de conteúdo que vivem da internet para vender seus produtos ou serviços, assim como eu, estão enfrentando dificuldades por essa atenção, está cada dia mais difícil disputar espaço.
Tudo na vida precisa de um equilíbrio, o uso da internet também, pense comigo, vamos à academia cuidar do nosso corpo, precisamos também cuidar da nossa mente, o estudo e a leitura são excelentes mecanismos para isso.
Eu fiz uma lista com 3 livros super acessíveis que podem ajudar muito você, recomendo a leitura.
Compre com um clique.
1° Livro
2° Livro
(In)distraível, como dominar sua atenção e assumir o controle da sua vida “Nir Eyal”
3° Livro
Foco Roubado, os ladrões de atenção da vida moderna, “Johann Hari”
(você pode querer ler)
Uma resposta