O que é conteúdo de rede social? Pergunta de extrema relevância no mundo online e uma das mais buscadas no Google.
Por que isso? Qual seria o motivo por tanta procura em aprender a fazer conteúdos para internet?
Podemos analisar de várias formas diferentes, por vários contextos diferentes, a pandemia ajudou acelerar esse processo e a necessidade.
Contudo, não foi somente o período de isolamento social que elevou a consciência das pessoas para com a produção de conteúdo.
Então, o que é conteúdo de rede social?
De uma forma mais abrangente e genérica, podemos classificar como conteúdo, todo tipo de postagem nas redes sociais.
Embora na minha visão, tudo precisa ter um sentido e um propósito, vamos entender mais sobre neste artigo.
O que é conteúdo de rede social? Essa é uma pergunta que você precisa se fazer diariamente se quiser entender mais sobre os motivos de produzir para internet.
O Marketing de Conteúdo salvou e ainda salvará centenas de milhares de negócios pelo mundo.
Todo negócio precisa vender, toda empresa vive de vendas e a internet é um acelerador disso, em muitos casos ela é a principal fonte de receita.
(você pode querer ler) Não produza conteúdo a menos que…
Isso porque o conteúdo atrai e cria vínculos com os seguidores, esses, já não se contentam mais em seguir empresas e marcas que ficam postando apenas promoções e preços.
Isso é chato, e a criação de conteúdo vai muito além disso.
Envolver os seguidores e transformar eles em clientes e fãs é uma tarefa árdua e diária, o conteúdo precisa ter uma estratégia bem definida e ser muito bem produzido.
A ideia central é vender sem querer vender, ou vender sem precisar ficar oferecendo.
É exatamente por isso que tanto se investe na criação de conteúdos para redes sociais, das mais diversas.
Você precisa de uma estratégia de conteúdo, comece por aqui.
Faça um estudo sobre o que você quer produzir, porque, e para quem, seu objetivo principal e secundário precisam estar bem definidos também.
1° Passo é definir seu público mediante um estudo de persona, você precisa saber com detalhes.
- Idade
- Gênero
- Nível de escolaridade
- Renda
- Interesses
- Localização geográfica
Defina metas claras para sua estratégia, o que você quer com ela.
2° Passo, sem saber o motivo real da produção de conteúdo, fica tudo mais difícil, tenha isso muito claro na sua cabeça.
- Percepção da marca
- Tráfego no site
- Vendas e geração de leads
- Envolvimento
Fique atendo no cenário competitivo, acompanhe seus concorrentes.
3° Passo, fique de olho no que o mercado está fazendo, mas não para copiar e muito menos para ficar se comparando.
Todo mundo que se preocupa com os negócios, analisam o mercado de forma estratégica, faz parte do processo de evolução e permanência.
Faça uma limpeza nas redes sociais e tenha boas referências.
4° Passo, não existe criatividade sem ter boas referências, essa é a base da criação de bons conteúdos.
Seguir pessoas ou marcas que inspiram, e deixar principalmente de seguir as que não irão contribuir, isso elevará sua consciência de produção.
(esse artigo pode lhe ajudar) Como bombar o Instagram em 2024?
Tudo que é pensado antes fica melhor, crie uma agenda de produção.
5° Passo, antes de sair postando coisas aleatórias, faça uma boa agenda com dias e horas pré-definidas que os conteúdos serão publicados.
Com isso você pode até escolher formatos diferentes dos conteúdos que irão se adaptar melhor a cada rede social.
Use ferramentas para auxiliar, vou abrir um parenteses para indicação da que eu uso nas minhas postagens.
A Mlabs é uma excelente ferramenta de gestão de conteúdos, com ela você pode de maneira simples e prática deixar tudo programado, para o dia, hora e redes sociais que desejar.
Defina os formatos de conteúdo que você mais se adapte.
6° Passo, você precisa entender os melhores formatos e os serão mais fáceis de produzir, aqueles que você consiga ter mais aptidão, isso ajuda muito, acredite.
Vamos analisar alguns dos principais exemplos para ajudar sua estratégia.
Conteúdo em texto para blogs, sites, artigos ou roteiros.
Há pessoas que gostam e se adaptam muito bem com a escrita, eu, por exemplo, gosto muito e sim, essa é uma forte tendência de conteúdo para os próximos anos.
As pessoas gostam de ler e dão muito valor para esse formato.
Mas como escrever bem e de maneira correta, e aqui eu nem falo sobre ortografia ou sobre a língua portuguesa.
Me refiro a forma correta e clara de comunicação, se você tem dificuldades de escrever, assim como eu também tinha, fique tranquilo que isso está prestes a acabar.
Minha vida mudou de fato quando conheci o Matheus de Souza, renomado escritor, nômade digital, ele vive ao redor do mundo em trabalho remoto, já escreveu para os principais jornais do Brasil.
No curso Escrita Criativa, ele mostra de forma simples e prática tudo que você precisa saber para aprender ou melhorar sua forma de se comunicar com as palavras.
Imagens nas postagens
Tudo começa com uma boa imagem, ela mostra e chama atenção e o conteúdo explica e vende.
Use boas imagens, e se me permite dar um bom conselho, não fique preso em imagens em formato de artes mirabolantes, as pessoas não veem mais isso.
Você pode ter o melhor design do mundo, conteúdo apenas com imagens sem um contesto e um alvo bem definido, não terão conexão com sua audiência.
Vídeos são o “creme do verão”.
Me refiro ao “creme do verão” como algo bom e muito consumido, os conteúdos em formato de vídeos são os melhores, ainda mais quando tem uma mensagem clara.
Ser objetivo e claro faz toda diferença, use e abuse dos vídeos.
Lembre-se, rede social é para socializar e humano gosta de humano.
Stories com vídeo ou imagens.
Faça dos seus stories uma forma clara de conexão com sua audiência, mostre tudo que você não consegue mostrar no feed.
Crie sequencias para expor os bastidores, seu dia-a-dia, as suas fraquezas ou dificuldades.
As pessoas são iguais e todos nós temos os mesmo problemas, dadas as devidas proporções.
Os stories geram muita conexão.
Lives, crie autoridade e venda muito mais.
Pessoas que ficam em lives estão propensas a comprar, isso porque ela já se identificou com você, com seu produto ou serviço.
Imagine que em um mundo tão corrido o qual vivemos, uma pessoa parar por uma hora a vida para lhe assistir, isso é extremamente valioso.
Para finalizarmos vou indicar outra pessoa que fez toda diferença em minha formação como estrategista de conteúdo, a Rejane Toigo.
Ela é uma referência no mercado de criação de conteúdo com estratégia, visite o perfil dela e conheça mais seu trabalho.
Você pode querer conhecer o curso dela, clique no link.
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